The Lotus Cars Community banner
  • Hi there! Why not register as a user to enjoy all of the benefits of the site? You may register here. When you register, please pick a username that is non-commercial. If you use a name that appears on any search engine commercially, you must pick another name, whether it applies to you or not. Commercial usernames are for supporting vendor use only. If you want to become a supporting vendor and grow your business, please follow this link. Thanks!

Opções do Shifter

33K views 64 replies 21 participants last post by  pascoflyer  
#1 ·
Então, notei que existem algumas atualizações em relação ao câmbio original para Exige / Elise.

Inokinetic: Ultimate ShiftR111 Package
Image

Alitech Shifter
Image

Notei um novo que saiu recentemente.
Câmbio Dolomiti Precision Lotus.
Image

Image

Alguém já viu este produto ou sabe mais sobre ele?
Quais são seus pensamentos.

#2 ·
Bem, o alitech não está mais em produção. Supostamente, há uma versão 2 em desenvolvimento, mas você provavelmente estará esperando para sempre.

Estou intrigado com o Dolomiti. Apenas olhando para as fotos e sem formação em engenharia, acho que parece melhor projetado e projetado do que o da Inokinetic. Então, leve isso pelo que vale (provavelmente nada).

A Inokinetic é uma ótima empresa. Algumas pessoas deram feedback sobre seu câmbio. E alguns disseram que foi marginalmente melhorado. Acho que se a sensação de mudança de marcha existente não for muito horrível... Você pode não ver uma grande diferença.

Para mim... um botão mais pesado, o mod de Stan, placa de reforço de mudança, cabos SSC e o LETSLA melhoraram muito a mudança de marcha. Ainda não como um s2k ou Miata se você estiver comparando.

#3 ·
Eu estava planejando comprar um novo câmbio, mas estava esperando por causa de algumas dessas opções mais recentes. Se você segue seriouslylotus no Instagram, verá que eles têm o câmbio de fábrica exposto que estão testando em um S2 Elise. Parece que eles precisaram ajustar os cabos de mudança. Estou atualmente em contato com eles e me disseram que estão fazendo testes na pista no domingo. Se tudo correr bem, podemos ver esses novos kits de câmbio sendo oferecidos a nós! Parece que descobriremos muito em breve! Se for o caso, estou vendido!

#10 ·
Eu estava planejando comprar um novo câmbio, mas estava esperando por causa de algumas dessas opções mais recentes. Se você seguir seriouslylotus no Instagram, verá que eles têm o câmbio exposto de fábrica que estão testando em um S2 Elise. Parece que eles precisaram ajustar os cabos de mudança. Estou atualmente em contato com eles e me disseram que estão fazendo testes na pista no domingo. Se tudo correr bem, podemos ver esses novos kits de câmbio sendo oferecidos para nós! Parece que vamos descobrir muito em breve! Se for o caso, estou vendido!
Uau, eu adoraria poder usar o câmbio exposto de fábrica. Por favor, compartilhe sua experiência se você conseguir um assim que estiverem disponíveis. Eu estava considerando substituir meus cabos originais neste inverno, mas com certeza vou esperar agora.

#5 ·
Não apenas o câmbio para melhorar a troca de marchas. Suportes do motor, mod Re-enforcer/Stans, cabos atualizados, buchas da manivela podem ajudar na sensação do câmbio, tornando a troca de marchas mais precisa.

owns 2006 Lotus Elise
  • Like
Reactions: dzcmnl and gstomp06
#6 ·
Não apenas a alavanca de câmbio para melhorar a troca de marchas. Suportes do motor, mod Re-enforcer/Stans, cabos atualizados, buchas da manivela podem ajudar na sensação da alavanca de câmbio, tornando a troca de marchas mais precisa.
Ah, sim. O suporte traseiro do motor também foi uma melhoria notável.

Eu também sempre me perguntei se havia uma maneira de melhorar o roteamento do cabo de câmbio. Para que ele não precisasse descer e dar a volta na transmissão e voltar. Encurtar o cabo e torná-lo mais direto seria uma grande melhoria na minha opinião. Mas quem sabe... Talvez se eu tivesse um carro de corrida com um interior totalmente desmontado.

#14 ·
Alguém viu este produto ou sabe mais sobre ele? Quais são seus pensamentos. Câmbio Dolomiti. Já vi um destes instalado num S2 Exige. Feito com precisão. CAD semelhante ao câmbio OEM posterior - com elevação reversa interna. Componentes CNC duráveis e operação com todos os rolamentos de rolos e esfera de pivô da alavanca de metal. Estrutura do freio de mão em aço inoxidável soldada por Tig, incorporando suporte de interruptor. Curso da alavanca ajustável para movimento de mudança e movimento transversal. Opção de cores anodizadas para quem deseja deixá-lo exposto. Sua foto mostra o câmbio com cabos SSC que vêm com conexões de extremidade de haste, ele pode fornecê-los para cabos OEM. Mudança precisa, uma grande peça de engenharia.

#16 ·
Deve-se considerar que o assoalho do carro desempenha um papel importante na rigidez geral.
Se nunca feito: remova a tampa da alavanca de câmbio, puxe com força a alavanca para a esquerda na 1ª ou 2ª marcha e veja o que acontece com o assoalho...
Somente Dolomiti Shifter e Inokinetic Shiftr111 têm uma base grande para reduzir a flexão do assoalho e melhorar a rigidez.

#20 ·
Disseram-me que os kits de cabos e alavancas de câmbio expostos da OEM serão oferecidos na página web seriouslylotus quando eles tiverem as coisas prontas. Até agora, a configuração do protótipo em seu carro de teste está indo muito bem, pelo que me disseram.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#22 ·
Estou realmente impressionado com a precisão de engenharia e os componentes da solução de câmbio Dolomiti.

Manuel mostra um pouco da engenharia que foi colocada nisso:

Eu concordo. Estou em contato com Manuel e seu câmbio é definitivamente uma escolha sólida. Acho que prefiro o dele ao da inokinetic. Eu não gosto da aparência do fio para a gola reversa no câmbio inokinetic e gosto que o Dolomiti pareça mais próximo do estilo OEM E tenha um curso ajustável embutido sem ter que usar um letsla. Eu perguntei sobre a obtenção de um câmbio OEM exposto e ver se é possível obter um e um cronograma para isso (então eu usaria os cabos personalizados da serious lotus). Manuel está aceitando pré-vendas para seu novo câmbio até dezembro com 20% de desconto. Posso me inclinar para o dele se as peças OEM forem difíceis ou muito caras.

Essa coisa parece sólida AF!

#23 ·
Estou a seguir a rota do shifter aberto OEM. As peças foram encomendadas há alguns meses na Lotus. Acabei de encomendar os meus cabos personalizados ao Dave da seriouslylotus que ele acabou de listar.

Aqui está o link se estiver interessado.

#25 ·
Eu vou pela rota do shifter aberto OEM. As peças foram encomendadas há alguns meses da Lotus. Acabei de encomendar os meus cabos personalizados do Dave da seriouslylotus que ele acabou de listar.

Aqui está o link se estiver interessado.

Por favor, publique aqui um relatório quando receber todas as peças e instalá-las! Eu adoraria ver como funciona e ter suas impressões!

#24 ·
Deixe-nos saber como isso vai, eu encomendei o dolomiti e estou ansioso por isso, parece mesmo uma peça sólida. Simplesmente não fazia sentido para mim esperar pelos testes da seriously lotus e depois comprar todas as peças para o shifter aberto da Lotus, fazer as modificações para que ele coubesse, e também comprar um novo cabo de mudança quando eu já tinha mudado para os cabos inokinetic quando comprei o carro há dois anos.

#26 ·
Avise-nos como isso vai, eu tenho o dolomiti encomendado e estou ansioso por isso, parece realmente uma peça sólida. Simplesmente não fazia sentido para mim esperar pelos testes da seriously lotus e depois comprar todas as peças para o shifter aberto da Lotus, fazer as modificações para que ele se encaixasse e também comprar um novo cabo de mudança quando eu já havia mudado para os cabos inokinetic quando comprei o carro há dois anos.
Eu definitivamente farei um post quando tudo estiver dito e feito. Por favor, mantenha-nos informados sobre o bom funcionamento do shifter Dolomiti. Esse shifter foi minha segunda opção.

Por favor, poste aqui um relatório quando você receber todas as peças e instalá-las! Eu adoraria ver como funciona e ter suas impressões!
Eu farei o meu melhor. Espero começar este projeto quando o tempo começar a ficar um pouco mais quente. Talvez março ou abril. Mal posso esperar!

#27 ·
re Dolomiti shifter
Vídeo aqui de como ajustar o curso da alavanca de câmbio e o mecanismo cross-gate.
Estou impressionado com o design, a engenharia e os materiais que foram utilizados nesta solução.
No vídeo, Manuel tem a alavanca de câmbio quase no curso mais curto e o movimento cross-gate próximo do mínimo.

#31 ·
Tenho o shifter dolomiti desde junho do ano passado. É suave como manteiga, a qualidade é incrivelmente boa. O maior problema que encontrei com ele é que ele destaca as deficiências ou o desgaste dos outros elementos do sistema de mudança.
Talvez se você experimentasse o LETSLA na extremidade da transmissão, isso suavizaria um pouco as coisas?

#34 · (Edited)
Câmbio Dolomiti

Falei com Manuel, o engenheiro do câmbio Dolomiti, e ele aconselha contra quaisquer alterações no mecanismo na extremidade da caixa de câmbio, pois o curso de mudança e cruzamento ajustável na extremidade do câmbio é ajustável para fornecer curso curto o suficiente para ambas as funções e é preferível para uma operação suave alterar a alavancagem na extremidade da alavanca do câmbio do que nas alavancas curtas na extremidade da caixa de câmbio.

No que diz respeito à instalação do câmbio Dolomiti, ele recomenda os cabos SSC - se você precisar substituir os cabos. Os cabos SSC vêm com conexões de extremidade de haste forradas com pfte, mas Manuel pode fornecer as mesmas extremidades de haste para retrofit em seus cabos existentes. Além de menos movimento perdido dentro dos próprios cabos SSC e melhores mangas guia para reduzir o chicoteamento dos cabos internos em ambas as terminações, as próprias extremidades da haste são uma boa melhoria em relação às conexões padrão para reduzir o movimento perdido.

Se o carro tiver alguns anos, você pode substituir as buchas no mecanismo da extremidade da caixa de câmbio para melhorias adicionais. Uma é mais uma tampa contra poeira do que uma bucha, mas pode se deteriorar com o tempo e aumentar o movimento perdido nesse mecanismo.
Abaixo está uma foto de 3 itens de bucha/tampa para a caixa de câmbio C60/C64. As 2 buchas e a tampa contra poeira estão na parte inferior da foto e é tudo o que você precisa das peças mostradas - os números das peças são o 2º e o 3º itens da lista na foto.

Attachments

#35 ·
Câmbio Dolomiti

Falei com Manuel, o engenheiro do câmbio Dolomiti, e ele aconselha contra quaisquer alterações no mecanismo na extremidade da caixa de câmbio, pois o curso ajustável e o lançamento transversal na extremidade do câmbio são ajustáveis ​​para fornecer curso curto o suficiente para ambas as funções e é preferível para uma operação suave alterar a alavancagem na extremidade da alavanca mais longa do que nas alavancas curtas na extremidade da caixa de câmbio.

No que diz respeito à instalação do câmbio Dolomiti, ele recomenda os cabos SSC - se você precisar substituir os cabos. Os cabos SSC vêm com conexões de extremidade de haste forradas com pfte, mas Manuel pode fornecer as mesmas extremidades de haste para retrofit em seus cabos existentes. Além de menos movimento perdido dentro dos próprios cabos SSC e melhores mangas guia para reduzir o chicote dos cabos internos em ambas as extremidades, as próprias extremidades de haste são uma boa melhoria em relação às conexões padrão para reduzir o movimento perdido.

Se o carro tiver alguns anos, você pode substituir as buchas no mecanismo da extremidade da caixa de câmbio para melhorias adicionais. Uma é mais uma tampa contra poeira do que uma bucha, mas pode se deteriorar com o tempo e aumentar o movimento perdido nesse mecanismo.
Abaixo está uma foto de 3 itens de bucha/tampa para a caixa de câmbio C60/C64. As 2 buchas e a tampa contra poeira estão na parte inferior da foto.
Uma das peças da transmissão está em B/O aqui há algum tempo. Terei que olhar para trás, mas era a maior das peças. As buchas de plástico estão disponíveis, mas não o braço com bucha.

owns 2006 Lotus Elise
#41 ·
Olha o que acabou de aparecer hoje (Dolomiti Shifter, e de acordo com Manuel, pode ser o primeiro que ele enviou para os EUA):

Image

As primeiras impressões são que este é um shifter sólido, estou impressionado só de mexer nele no chão. Provavelmente levará cerca de um mês ou mais antes de eu instalá-lo (fazendo isso junto com alguns outros itens, então preciso encontrar tempo).

Além disso, um grande agradecimento a @dzcmnl, uma pessoa tão ótima para lidar em tudo e tem sido incrível em responder a perguntas sobre seu shifter.

Postarei mais impressões (talvez faça um tópico sobre isso), assim que instalá-lo, mas esta é uma boa peça de trabalho, mal posso esperar para instalá-lo.

#42 ·
Olha o que acabou de aparecer hoje (Dolomiti Shifter, e de acordo com Manuel, pode ser o primeiro que ele enviou para os EUA):

View attachment 1313957

As primeiras impressões são que este é um shifter sólido, estou impressionado só de mexer nele no chão. Provavelmente levará cerca de um mês antes de eu instalá-lo (fazendo isso junto com alguns outros itens, então preciso encontrar tempo).

Além disso, um grande agradecimento a @dzcmnl, uma pessoa tão ótima para lidar durante todo o tempo e tem sido incrível em responder a perguntas sobre seu shifter.

Postarei mais impressões (talvez faça um tópico sobre isso), assim que instalá-lo, mas esta é uma boa peça de trabalho, mal posso esperar para instalá-lo.
Ele ainda usa uma rótula de polímero na parte inferior? Diga-me que não é assim, pois eu esperava que este não tivesse isso.

#49 ·
Estou prevendo uma corrida por essas molas, rsrs. Agora será uma corrida para encomendar do Reino Unido se não puder ser igualado aqui nos EUA.

owns 2006 Lotus Elise
#52 ·
A instalação do Dolomiti Shifter foi concluída e dei ao carro e ao shifter um bom teste com alguns quilómetros, por isso, é hora de algumas impressões (Vou dividir isto em duas secções (Instalação e Impressões)):

Instalação:

A instalação foi bastante simples, demorou cerca de um dia para remover o shifter antigo e colocar o novo, ajustar e depois sair para um test drive. Portanto, se tiver um, reserve um dia ou mais e apenas tenha calma. Recomendo VIVAMENTE que veja os vídeos que o Manuel (@dzcmnl) criou no YouTube sobre a configuração do ajuste do shifter após a instalação, ele explica em bom detalhe como configurar tudo assim que estiver pronto para essa parte (sem instruções sobre a instalação do próprio shifter, mas vou tocar nisso agora).
Vídeos aqui: https://www.youtube.com/channel/UCbD6Xhzpprh66oeuGy41H_Q

Para realmente colocar o shifter, é bastante simples, o shifter vem em duas secções (a frente com o shifter e o lado do travão de mão). Normalmente, você separaria as duas peças e instalaria primeiro o lado do shifter e, em seguida, instalaria e fixaria o lado do travão de mão ao lado do shifter. Sendo eu, fiz um pouco diferente. Eu tinha o shifter completo conectado, mas removi um dos lados do travão de mão e deslizei os fios dessa maneira e depois conectei-o, funcionou bem e me deu muito espaço para organizar os fios, colocar o bloco/cabos, travão de mão, etc..., ou você pode instalá-lo pelo método tradicional de ambas as peças separadas e combinando-as, de qualquer maneira funciona. Imagem para referência de como instalei o meu removendo um lado:

Image

Por último para a instalação, aqui estão as configurações que fiz para os lançamentos, fui com a distância de lançamento mais curta. No entanto, para a distância da porta cruzada, fui um pouco mais curto do que o lançamento mais longo na porta cruzada (não gosto que as engrenagens cruzadas fiquem super próximas, mas preferência pessoal), aqui estão as fotos disso:
Lançamento (Lançamento mais curto):
Image

Porta Cruzada (Um pouco abaixo da configuração mais longa):
Image

Sensação do Shifter e Impressões de Condução:

Tudo bem, a razão real pela qual você está lendo isto (ou ignorando o acima), quais são os meus pensamentos... Breve histórico, tenho o carro há quase três anos com os cabos de mudança Inokinetic que instalei no primeiro ano em que comprei o carro, além disso, Stan's Mod e inserções de montagem do motor dianteiro/traseiro Inokinetic (Nota lateral, a sério, adicione as inserções, elas fazem uma grande diferença mesmo com a transmissão de fábrica), o resto da transmissão é de fábrica. Depois de dar um bom teste e colocar alguns quilómetros aqui nos últimos dois dias, passando por todas as marchas, mudanças para cima, mudanças para baixo, calcanhar-ponta, etc... Bem... É absolutamente fantástico!

Honestamente, não consigo dizer coisas boas suficientes sobre este shifter, a sensação em comparação com o stock é simplesmente excelente. Acabou-se a imprecisão e a desleixo do shifter de fábrica ao engatar a marcha, na minha perspetiva. As mudanças simplesmente clicam na marcha agora e são muito mais apertadas. Não consigo enfatizar o suficiente o quão melhor é em termos de ser uma mudança muito mais apertada e direta do que o stock para mim. É tão bom entrar na marcha. Além disso, ter um lançamento mais curto faz uma grande diferença, e estar do lado do shifter facilita o ajuste, se necessário, ao contrário do LETSLA. Cada vez que mudo agora, parece tão direto e preciso. Não me interpretem mal, ainda é um shifter de cabo Lotus, por isso não resolve todos os problemas que se apresentam, mas, no mínimo, aperta-o e transformou a mudança para mim. Não nos esqueçamos de quão bem ele é projetado e construído também, o Manuel fez um trabalho incrível projetando e montando isso, e o tempo e o esforço que ele dedicou a este produto para aperfeiçoá-lo transparece desde o momento em que você o recebe. É uma obra de arte extremamente bem construída e que contribuição incrível para a comunidade!

Fora com o velho e estragado e dentro com o novo e brilhante:
Image

Image

Obrigado por ler os meus pensamentos confusos, um grande agradecimento ao Manuel @dzcmnl. O produto que ele construiu é de primeira linha e a engenharia dele é tão precisa e suave, que é realmente um grande passo acima do stock (não posso comentar em comparação com o Inokinetic, mas talvez @me73 possa fornecer essa comparação se ele instalar o dele).

Avise-me se tiver alguma dúvida, mas, em resumo, o Dolomiti Shifter é absolutamente incrível, não consigo dizer coisas boas suficientes sobre o shifter e a forma como ele se sente e o próprio Manuel por fazê-lo e apoiá-lo!

#55 · (Edited)
O produto que ele construiu é de primeira linha e a engenharia dele é tão precisa e suave, que é realmente um grande passo acima do estoque (não posso comentar em comparação com o da Inokinetic, mas talvez @me73 possa fornecer essa comparação se ele instalar o dele).
Eu agora usei ambos lado a lado.

Eu defini o Dolomiti para cerca de deslocamentos de mudança de marcha de estoque. Eu diria que ambos são extremamente bem construídos e a sensação de mudança é nítida e mecânica em ambos. Se estivesse de olhos vendados, não acho que conseguiria dizer a diferença na sensação de marcha para marcha entre os dois. As bases são ambas muito sólidas e eliminam o movimento. A diferença mais significativa é que o Dolomiti localiza a alavanca em direção ao passageiro muito mais do que o ShiftR. Então, está mais longe do volante, mas dá mais espaço para a sua perna. Com a primeira mudança, eu estava acostumado a qualquer posição, então não acho que seja um grande problema.

Quanto à construção, ambos são muito bons. O mecanismo do ShiftR é uma obra de arte. O Dolomiti é mais convencional, mas todo o mecanismo da base é feito de peças usinadas, em oposição à placa de base cortada que a Inokinetic usa. Isso e o bloco de retenção de cabo de alumínio incrivelmente bonito tornam o Dolomiti algo que pode ser facilmente deixado nu e apreciado. Gostei mais da forma como a ponte do freio de mão é projetada e construída no Dolomiti. É mais fácil de montar e manter os cabos e o chicote roteados sem qualquer interferência com o freio. Observei que a junta esférica do Dolomiti tem menor resistência do que a do ShiftR. Ambos são super suaves e bem construídos, mas a alavanca de câmbio do Dolomiti se move muito mais livremente antes que o cabo de câmbio seja conectado, o que eu imagino que ajude um pouco na sensação das mudanças. O bloqueio de ré do Dolomiti é mais simples e não precisa de configuração, mas o mecanismo é guiado por algumas mangas que têm um pouco de folga para permitir o movimento.

O Dolomiti se encaixa um pouco melhor sob o console original. Não interfere nos poucos pontos que o ShiftR interfere.

Eu tinha um ruído no meu câmbio de vibração que, eu acho, vinha da transmissão no ShiftR. Eu estava curioso para ver se o Dolomiti fez a mesma coisa e faz, talvez até um pouco mais. Então, vou viver com isso :)

No geral, eu diria que ambos são iguais em função. Eles são muito bem construídos e não vejo nenhuma razão pela qual um duraria mais do que o outro a longo prazo. O Dolomiti permite que você ajuste o curso da mudança e tem o ângulo da alavanca em direção ao passageiro. Então, eu não acho que você possa errar com nenhum deles, tudo se resume aos recursos que você se importa.