A instalação do Dolomiti Shifter foi concluída e dei ao carro e ao shifter um bom teste com alguns quilómetros, por isso, é hora de algumas impressões (Vou dividir isto em duas secções (Instalação e Impressões)):
Instalação:
A instalação foi bastante simples, demorou cerca de um dia para remover o shifter antigo e colocar o novo, ajustar e depois sair para um test drive. Portanto, se tiver um, reserve um dia ou mais e apenas tenha calma. Recomendo VIVAMENTE que veja os vídeos que o Manuel (
@dzcmnl) criou no YouTube sobre a configuração do ajuste do shifter após a instalação, ele explica em bom detalhe como configurar tudo assim que estiver pronto para essa parte (sem instruções sobre a instalação do próprio shifter, mas vou tocar nisso agora).
Vídeos aqui:
https://www.youtube.com/channel/UCbD6Xhzpprh66oeuGy41H_Q
Para realmente colocar o shifter, é bastante simples, o shifter vem em duas secções (a frente com o shifter e o lado do travão de mão). Normalmente, você separaria as duas peças e instalaria primeiro o lado do shifter e, em seguida, instalaria e fixaria o lado do travão de mão ao lado do shifter. Sendo eu, fiz um pouco diferente. Eu tinha o shifter completo conectado, mas removi um dos lados do travão de mão e deslizei os fios dessa maneira e depois conectei-o, funcionou bem e me deu muito espaço para organizar os fios, colocar o bloco/cabos, travão de mão, etc..., ou você pode instalá-lo pelo método tradicional de ambas as peças separadas e combinando-as, de qualquer maneira funciona. Imagem para referência de como instalei o meu removendo um lado:
Por último para a instalação, aqui estão as configurações que fiz para os lançamentos, fui com a distância de lançamento mais curta. No entanto, para a distância da porta cruzada, fui um pouco mais curto do que o lançamento mais longo na porta cruzada (não gosto que as engrenagens cruzadas fiquem super próximas, mas preferência pessoal), aqui estão as fotos disso:
Lançamento (Lançamento mais curto):
Porta Cruzada (Um pouco abaixo da configuração mais longa):
Sensação do Shifter e Impressões de Condução:
Tudo bem, a razão real pela qual você está lendo isto (ou ignorando o acima), quais são os meus pensamentos... Breve histórico, tenho o carro há quase três anos com os cabos de mudança Inokinetic que instalei no primeiro ano em que comprei o carro, além disso, Stan's Mod e inserções de montagem do motor dianteiro/traseiro Inokinetic (Nota lateral, a sério, adicione as inserções, elas fazem uma grande diferença mesmo com a transmissão de fábrica), o resto da transmissão é de fábrica. Depois de dar um bom teste e colocar alguns quilómetros aqui nos últimos dois dias, passando por todas as marchas, mudanças para cima, mudanças para baixo, calcanhar-ponta, etc... Bem... É absolutamente fantástico!
Honestamente, não consigo dizer coisas boas suficientes sobre este shifter, a sensação em comparação com o stock é simplesmente excelente. Acabou-se a imprecisão e a desleixo do shifter de fábrica ao engatar a marcha, na minha perspetiva. As mudanças simplesmente clicam na marcha agora e são muito mais apertadas. Não consigo enfatizar o suficiente o quão melhor é em termos de ser uma mudança muito mais apertada e direta do que o stock para mim. É tão bom entrar na marcha. Além disso, ter um lançamento mais curto faz uma grande diferença, e estar do lado do shifter facilita o ajuste, se necessário, ao contrário do LETSLA. Cada vez que mudo agora, parece tão direto e preciso. Não me interpretem mal, ainda é um shifter de cabo Lotus, por isso não resolve todos os problemas que se apresentam, mas, no mínimo, aperta-o e transformou a mudança para mim. Não nos esqueçamos de quão bem ele é projetado e construído também, o Manuel fez um trabalho incrível projetando e montando isso, e o tempo e o esforço que ele dedicou a este produto para aperfeiçoá-lo transparece desde o momento em que você o recebe. É uma obra de arte extremamente bem construída e que contribuição incrível para a comunidade!
Fora com o velho e estragado e dentro com o novo e brilhante:
Obrigado por ler os meus pensamentos confusos, um grande agradecimento ao Manuel
@dzcmnl. O produto que ele construiu é de primeira linha e a engenharia dele é tão precisa e suave, que é realmente um grande passo acima do stock (não posso comentar em comparação com o Inokinetic, mas talvez
@me73 possa fornecer essa comparação se ele instalar o dele).
Avise-me se tiver alguma dúvida, mas, em resumo, o Dolomiti Shifter é absolutamente incrível, não consigo dizer coisas boas suficientes sobre o shifter e a forma como ele se sente e o próprio Manuel por fazê-lo e apoiá-lo!