The Lotus Cars Community banner
  • Hi there! Why not register as a user to enjoy all of the benefits of the site? You may register here. When you register, please pick a username that is non-commercial. If you use a name that appears on any search engine commercially, you must pick another name, whether it applies to you or not. Commercial usernames are for supporting vendor use only. If you want to become a supporting vendor and grow your business, please follow this link. Thanks!

Programação do comando Evora

24K views 43 replies 21 participants last post by  2011 chrome orange  
#1 ·
Pensei em compartilhar minha experiência hoje, adicionando uma chave/fob à que recebi quando peguei o carro. Segui estas instruções:

"Dois fobs transmissores são fornecidos com o carro novo. Se um transmissor for perdido ou danificado, uma substituição deve ser obtida imediatamente e programada no controlador de alarme do carro usando o Número de Identificação específico exclusivo (PIN) do sistema de alarme. Um máximo de 6 transmissores pode ser programado no carro, qualquer um depois disso sobrescrevendo o primeiro a ser programado.

- Com o motor imobilizado (a luz indicadora pisca brevemente uma vez por segundo), ligue a ignição.

- Digite o PIN conforme detalhado no processo de desarme de emergência abaixo, seguido pelos dois dígitos adicionais 1, 1.

- A luz indicadora piscará rapidamente por um segundo e, em seguida, desligará.

- Em 8 segundos, pressione qualquer botão no transmissor a ser programado. A luz indicadora irá então pulsar rapidamente e a sirene emitirá um bipe.

- Em 10 segundos, pressione qualquer botão no próximo transmissor a ser programado (se aplicável) e repita este processo para todos os transmissores restantes.

- Quando todos os transmissores forem programados, aguarde 10 segundos ou desligue a ignição.

Para desativar um transmissor perdido ou roubado do sistema, use o procedimento acima para programar 6 transmissores, se necessário, reprogramando repetidamente o mesmo transmissor se menos de 6 transmissores programados forem usados.

Desarme/Mobilização de emergência

Se o transmissor da chave estiver danificado ou não funcionar, e uma chave reserva não estiver disponível, o Número de Identificação específico exclusivo (PIN) do sistema de alarme pode ser usado para desarmar o alarme, desde que o acesso à cabine esteja disponível:

- Ligue a ignição. A luz indicadora de alarme acenderá.

- Se o alarme estiver armado, acessar a cabine ou ligar a ignição acionará o alarme até a conclusão deste processo de emergência.

- Em 10 segundos, desligue a ignição; a luz indicadora começará a piscar.

- Após um número de flashes correspondente ao primeiro dígito do PIN, ligue a ignição. Observe que o primeiro flash pode não ter duração total (mas ainda deve ser contado) dependendo da posição da forma de onda no momento em que a chave de ignição é desligada. Observe que 10 flashes correspondem a um dígito zero.

- Desligue a ignição e, após um número de flashes correspondente ao segundo dígito do PIN, ligue a ignição. Repita este processo até que todos os 5 dígitos sejam concluídos. Se, em qualquer fase do processo, um número for inserido incorretamente, o sistema reverterá imediatamente para o início, de modo que todo o PIN deve ser reinserido.

- Se o PIN for inserido corretamente, o alarme será agora ignorado e o motor mobilizado. No entanto, a imobilização automática ainda ocorrerá após um tempo de desligamento da ignição de 40 segundos, exigindo uma repetição do procedimento acima para mobilizar.

Observe que o rearme automático do alarme e o travamento automático das portas não podem ocorrer até que um transmissor em funcionamento seja usado para operar o alarme."
No geral, um trabalho muito fácil na minha opinião. Minha única observação é que, para mim pelo menos, adicionar o novo desativou o meu antigo, embora devesse conter 6. Não posso dizer se é um erro no código ou na redação das instruções. Mas meu conselho é que, enquanto você estiver lá, adicione novamente todos os fobs existentes. É apenas um clique de um botão em cada fob depois de inserir o pino.

#2 ·
Também mandei fazer uma terceira chave para o meu Evora. Quando terminei, era a única chave que funcionava. Após questionar, o revendedor observou que TODAS as chaves tinham que ser programadas ao mesmo tempo ou apenas a nova chave programada funcionaria. Foi isso que experimentei até que as 3 chaves fossem programadas pelo revendedor...

#3 ·
Uma chave morreu hoje, mas eu pensei que era "the man" porque tinha uma bateria sobressalente no porta-luvas. Bem, nem tanto, pois isso não adiantou nada. Tenho certeza de que estou feliz por ter tirado uma foto do meu PIN e ter este site para consultar. Fiquei preso apenas 20 minutos. Cheguei em casa e agora estou indo para a garagem com as duas chaves para reprogramar.

#4 ·
Uma chave morreu hoje, mas eu pensei que era "the man" porque eu tinha uma bateria sobressalente no porta-luvas. Bem, não tanto, pois isso não fez nada. Fico feliz por ter tirado uma foto do meu PIN e ter este site para consultar. Fiquei preso por apenas 20 minutos. Cheguei em casa e agora estou indo para a garagem com as duas chaves para reprogramá-las.
Sinto muito em saber, especialmente porque também guardo uma bateria sobressalente no carro para backup........estarei interessado em saber se é um problema de programação da chave ou se a bateria sobressalente também está descarregada.....? Como, eu me pergunto, a programação da chave seria descartada? (Adicionei um código de segurança PIN ao porta-luvas!)

#7 ·
Esta pode ser uma pergunta idiota, mas uma chave precisa ser programada para funcionar? Acabei de comprar um chaveiro e uma chave (cortada) ... que, a propósito, foi um processo incrivelmente fácil por cerca de US$ 150 enviados em 2 dias por meio de uma concessionária que a Lotus me indicou (sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem privada ou perguntar se alguém precisar).

Eu presumo que o chaveiro precisa ser programado por causa do imobilizador. No entanto, se o imobilizador só entrar em vigor após 30-40 segundos após o destravamento do carro, eu hipoteticamente não poderia simplesmente trancar/destrancar o carro novamente com a chave ou o botão interno? Também poderia apenas garantir que ligo o carro dentro do prazo após destravá-lo. Me diga se estou perdendo alguma coisa aqui.

Eu vou tentar programar minhas duas chaves, só estou um pouco receoso de não conseguir e não ter nenhuma chave funcionando. Me diga também se alguém tem um vídeo ou algo parecido.

#20 ·
Esta pode ser uma pergunta estúpida, mas uma chave precisa ser programada para funcionar? Acabei de comprar um chaveiro e uma chave (cortada) ... que, a propósito, foi um processo incrivelmente fácil por cerca de US$ 150 enviados em 2 dias por meio de uma concessionária que a Lotus me indicou (sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem privada ou perguntar se alguém precisar).

Eu presumo que o chaveiro precisa ser programado por causa do imobilizador. No entanto, se o imobilizador só entrar em vigor após 30-40 segundos após o destravamento do carro, eu hipoteticamente não poderia simplesmente trancar/destrancar o carro novamente com a chave ou o botão interno? Também poderia apenas garantir que ligo o carro dentro do prazo após destravá-lo. Deixe-me saber se estou perdendo alguma coisa aqui.

Eu vou tentar programar as duas chaves, só estou um pouco receoso de não conseguir e não ter nenhuma chave funcionando. Deixe-me saber se alguém tem um vídeo ou algo assim também.
Você poderia me enviar o revendedor de quem você comprou seu chaveiro?

Obrigado!

#9 ·
A lâmina da chave não desativará o imobilizador. O cancelamento temporizado do imobilizador é resultado do uso do chaveiro. Mas, o chaveiro deve ser sincronizado com o carro para funcionar. Portanto, você pode destrancar o carro com uma lâmina de chave o mais rápido que quiser, mas ele ainda não dará a partida. Então, como o DrHeLpErZx mencionou acima, você precisa programar o chaveiro.

Contanto que você tenha o PIN, você ainda poderá dar a partida no carro, mesmo que de alguma forma não consiga programar os 2 chaveiros (embora certamente seria um problema até que você conseguisse fazer os chaveiros funcionarem novamente).

#10 ·
Ah, isso faz sentido. Obrigado a você e ao DrHeLpErZx pelo feedback.

A lâmina da chave não desativará o imobilizador. O cancelamento temporizado do imobilizador é resultado do uso do chaveiro. Mas, o chaveiro deve ser sincronizado com o carro para funcionar. Portanto, você pode destrancar o carro com uma lâmina de chave o mais rápido que quiser, mas ele ainda não dará a partida. Então, como o DrHeLpErZx mencionou acima, você precisa programar o chaveiro.

Contanto que você tenha o PIN, você ainda poderá dar a partida no carro, mesmo que de alguma forma não consiga programar os 2 chaveiros (embora certamente seria um incômodo até que você fizesse os chaveiros funcionarem novamente).

#11 ·
Pensei em compartilhar minha experiência hoje adicionando uma chave/fob à que recebi quando peguei o carro. Segui estas instruções:

No geral, um trabalho muito fácil, na minha opinião. Minha única observação é que, para mim, pelo menos, adicionar o novo desativou o meu antigo, embora devesse conter 6. Não posso dizer se é um erro no código ou na redação das instruções. Mas meu conselho é que, enquanto você estiver lá, adicione novamente quaisquer fobs existentes. É apenas um clique em um botão em cada fob depois de inserir o pino.
Alguém sabe se, se você tiver um FOB funcionando, ainda precisa passar pelo protocolo para a desmobilização de emergência? Eu tenho dois FOBS funcionando, mas preciso programar um terceiro.

#16 · (Edited)
Isto foi ótimo, FOB programado e funcionando. Obrigado.

ETA Na verdade, cancele isso. O imobilizador estava desligado. Tentativa nº 7 chegando... 😡

ETA: #8 foi o charme. Não estava ligando o último "1" de volta e desligando de novo. Foi um dia. Missão cumprida!

#18 ·
Acabei de programar o meu na concessionária. Desde a encomenda até ao agendamento da consulta, demorou quase 2 meses.

Do que o técnico me disse, essas coisas simplesmente quebram. Honestamente, acho que foi por eu deixar a chave cair o tempo todo quando tentava pendurá-la no meu chaveiro.

#19 ·
Meu revendedor queria me cobrar $225 para programar os fobs! Eu fiz isso sozinho usando o procedimento "corrigido" acima e foi simples, fácil e rápido.

#21 ·
Olá a todos, uma pergunta rápida... alguém sabe se o Evora GT 2020 usa um chaveiro de 433mhz ou 315mhz? Preciso de uma segunda chave e vejo ambas as opções na Lotuspartsonline.

Já tenho a lâmina da chave em branco e encontrei um chaveiro que diz que pode cortá-la na área de Dallas... (supostamente, veremos como isso vai!)

#24 · (Edited)
Meu Evora 2011 recém-comprado veio com apenas um chaveiro. Entrei em contato com meu revendedor local e comprei um segundo chaveiro. Achei que pediria para eles obterem meu PIN e programá-lo para mim. Depois de duas horas de espera, eles disseram que não conseguiam programá-lo e que precisariam fazer algumas pesquisas. Saí com minha chave antiga e o novo chaveiro (e o PIN fornecido por eles) e tentei programá-lo em casa, sem sucesso. O revendedor disse que eu poderia querer verificar se todos os meus fusíveis estão bons. C8 e C21 estão bons. Passei pelas etapas do programa muitas vezes. Importa se os piscas para a entrada do PIN vêm da chave de ignição na posição I ou II? (ver página 53 do manual) Obrigado por qualquer ajuda que você possa dar!

#25 ·
Meu Evora 2011 recém-comprado veio com apenas um chaveiro. Entrei em contato com meu revendedor local e comprei um segundo chaveiro. Achei que pediria para eles pegarem meu PIN e programá-lo para mim. Depois de duas horas de espera, eles disseram que não conseguiam programá-lo e disseram que precisariam fazer alguma pesquisa. Saí com minha chave antiga e o novo chaveiro (e o PIN fornecido por eles) e tentei programá-lo em casa, sem sucesso. O revendedor disse que eu poderia querer verificar se todos os meus fusíveis estão bons. C8 e C21 estão bons. Passei pelas etapas do programa muitas vezes. Importa se os piscas para a entrada do PIN vêm da chave de ignição na posição I ou II? (ver página 53 do manual)
Obrigado por qualquer ajuda que você possa dar!
Você sabe qual chaveiro eles conseguiram? Os modelos 2011-2014 (A132M6099S) e 2017-2021 (A132M6224S) são chaveiros diferentes, embora tenham o mesmo formato.

#31 ·
Ainda não tive sorte em programar as chaves para o meu Lotus Evora de 2011. Quando insiro o código, nem chego à fase em que o indicador pisca rapidamente. Isso me levou a acreditar que o código estava errado. Após comunicação com o fabricante, confirmei que era o código correto (pelo menos o que foi originalmente programado). Isso significa que ou ainda não o estou inserindo corretamente (entre mim e o revendedor, passamos uma quantidade ridícula de tempo fazendo isso), o código foi de alguma forma alterado, o imobilizador/alarme foi alterado ou está com defeito. Alguém sabe como verificar, reparar, reprogramar ou substituir o imobilizador/alarme?

#33 · (Edited)
Eu ainda não tive sorte em programar as chaves para o meu Lotus Evora 2011. Quando insiro o código, nem chego à fase em que o indicador pisca rapidamente. Isso me levou a acreditar que o código estava errado. Após comunicação com o fabricante, confirmei que era o código correto (pelo menos o que foi originalmente programado). Isso significa que ou ainda não estou inserindo corretamente (entre eu e o revendedor, passamos uma quantidade ridícula de tempo fazendo isso), o código foi de alguma forma alterado, o imobilizador/alarme foi alterado ou está com defeito. Alguém sabe como verificar, reparar, reprogramar ou substituir o imobilizador/alarme?
Se eu me lembro bem de quando meu painel estava fora, a central de alarme autowatch PFK 457 tinha um adesivo com o código PIN nele, semelhante a este:

(foto de estoque, não minha)

Image

Aqui está uma foto da minha quando estava desmontada (OBSERVAÇÃO: FOTO NA FOTO):

Image

Se a central foi substituída e o adesivo estiver lá, o código PIN apropriado deve ser exibido.

#32 ·
Acredito que o PIN é codificado na ECU do imobilizador, então se for diferente do que o revendedor mostra como padrão, pode ser que alguém tenha trocado a ECU do imobilizador em algum momento. Para fazer isso novamente, você terá que remover a maior parte do painel.

#38 ·
Eu acredito que o PIN é codificado na ECU do imobilizador, então se for diferente do que o revendedor mostra como padrão, pode ser que alguém tenha trocado a ECU do imobilizador em algum momento. Para fazer isso novamente, você terá que remover a maior parte do painel.
Obrigado pela ajuda. Parece que foi trocado. Eu tenho o novo código e funcionou na primeira tentativa. Ela está toda montada de volta. Eu só desmontei metade do painel e usei um espelho e um celular para ler o pino. Decidi consertar a capa do airbag em uma data posterior.

#35 ·
Parece que tenho muito trabalho pela frente. Existem tutoriais sobre como remover o painel (pelo menos o suficiente para chegar ao imobilizador)?