The Lotus Cars Community banner
  • Hi there! Why not register as a user to enjoy all of the benefits of the site? You may register here. When you register, please pick a username that is non-commercial. If you use a name that appears on any search engine commercially, you must pick another name, whether it applies to you or not. Commercial usernames are for supporting vendor use only. If you want to become a supporting vendor and grow your business, please follow this link. Thanks!

Confiabilidade 2ZZ-GE; ou apenas K swap?

81K views 245 replies 46 participants last post by  Formulabob  
#1 ·
Ontem eu tinha ligado e desligado o meu motor três vezes e até consegui um selo de inspeção estadual. No caminho de volta para casa, eu estava dirigindo em uma rodovia e o motor explodiu... espetacularmente! Sem aviso! Sem ruídos. Sem chocalhos. Apenas um estrondo! Eu tinha substituído os radiadores de óleo duplos na frente do carro por um trocador de calor Laminova há mais de 100 milhas (provavelmente 200 milhas atrás). Eu estava esperando que uma das conexões AN-10 falhasse. Mas hoje eu removi a bandeja inferior e havia pedaços de metal... um maior até parecia uma parte da tampa da extremidade da biela. Então, eu tenho câncer total... :facepalm

A minha pergunta é esta... Como vocês estão achando a confiabilidade dos motores 2ZZ-GE superalimentados? Vale a pena reconstruir? Estou brincando com a ideia de conseguir um motor JDM por cerca de US$ 2 mil para fazê-lo funcionar... Tenho menos de 10.000 milhas no meu carro! Ou apenas ir para uma troca K?

#3 ·
Depois que descobri os problemas de falta de combustível para uso em pista, não tive problemas com confiabilidade. Embora eu admita que tenho um motor sobressalente totalmente construído na minha garagem "só por precaução", mas ainda não precisei usá-lo. Também sou um fanático por manutenção preventiva, então há alguma loucura envolvida em manter o motor funcionando bem.

#4 ·
Eu também gosto de um motor a funcionar bem... Acabei de instalar uma bomba Walbro 255-ltr/hr, um filtro novo, um regulador de pressão novo, um novo filtro de captação, um tubo de combustível Radium e uma linha AN-6 do novo sistema de combustível no depósito para o tubo de combustível. Até substituí os injectores OEM 440 por injectores 525. Estava a funcionar um pouco rico, se alguma coisa... mas a funcionar muito bem e forte. Eu "arejei-o" na auto-estrada, mas não o coloquei no vermelho... Eu estava apenas a rolar com mais potência depois de recuar... então... KA BOOM!

#5 ·
Choque JJ!
Depois de toda essa boa corrida aqui no Golfo, por que ele explodiria de repente?
Eu acho que esse é o primeiro ponto a verificar - refaça suas pegadas.

Estou no meu 5º Lotus com motor 2ZZ - que tem sido uma combinação de NA, SC aftermarket, SC de fábrica, SC de fábrica com mais afinação (também tive 4 com motor Rover K Series)... todos têm estado bem, apesar do uso na pista, nas montanhas Hajar, no calor do Golfo e em toda a especulação que você lê nos fóruns.

Mudar para Honda K também tem seus próprios problemas e para fazer o trabalho 100% seria +/- $20k... mesmo que você envie seu motor para alguém como a BOE, a reconstrução do 2ZZ não seria tão cara.

Boa sorte :)

#7 ·
Choque JJ!Depois de toda essa boa corrida aqui no Golfo, por que ele de repente explodiria?Acho que esse é o primeiro ponto a verificar - refaça suas pegadas.Estou no meu 5º Lotus com motor 2ZZ - que tem sido uma combinação de NA, SC aftermarket, SC de fábrica, SC de fábrica com mais afinação (também tive 4 com motor Rover K Series)... todos têm estado bem, apesar do uso na pista, nas montanhas Hajar, no calor do Golfo e em toda a assustadora que você lê nos fóruns.Mudar para Honda K também tem seus próprios problemas e para fazer o trabalho 100% custaria +/- US$ 20 mil... mesmo que você envie seu motor para alguém como a BOE, a reconstrução do 2ZZ não seria tão cara.Boa sorte :)
OK...a pergunta ainda permanece...você iria de Honda? Esta é apenas a minha segunda falha de motor na minha vida... a primeira foi um Datsun que ficou sem óleo. Este ainda está cheio... :shrug:Dê-me a sua opinião... considerando o dinheiro e depois tirando o preço da equação...

#10 · (Edited)
Eu gosto do 2zz, mas se precisasse de ser reconstruído, as seguintes peças seriam trocadas:
Cames de origem para Piper Stage 3.
Molas de válvulas de origem para molas de válvulas melhoradas.
Válvulas de origem para válvulas melhoradas.
Bloco de origem para Bloco Nikasil.
Pistões de origem para pistões forjados (com uma compressão ligeiramente inferior).
Conversão para E-85, para melhor arrefecimento da carga.

• Like
Reactions: furyhs
#11 ·
K20 (24, 27) ou falha!

Eu acho que você está diante de uma questão muito difícil.

Eu tenho andado por este fórum por um longo tempo. O número de falhas de motor da Toyota é um pouco assustador. Você teve seu motor por cerca de 3 anos e ele explodiu. Você deve fazer um pós-morte, mas 260 cv e uma vida útil de 3 anos apontariam para algumas decisões de design ruins. Eu não acho que foi nada que você fez ou poderia ter feito. Ele apenas atingiu um limite de estresse em alguma parte...

Eu acho que se pode construir um motor Toyota corretamente. Há muitas pessoas neste fórum que estão rodando com eles. Eu acho que levaria algum $$ e experiência para fazer isso. Com kits de supercharger do mercado de reposição, você pode obter 400 cv. Minha opinião pessoal é que em algum lugar entre 300 e 400 cv é um lugar muito bom para um Lotus. :) Para mim, 550+ cv é o ideal. :)

Motor: Construir um 2ZZ ou um K20/24 no mesmo nível custaria uma quantia semelhante de $$. O K seria mais barato. O K tem 10% a 25% mais deslocamento! O peso é quase o mesmo. Um k24 com bloco/cames/virabrequim de estoque e pistões e bielas forjados rodaria 400 cv o dia todo por um longo tempo. O que quer que você economize na Honda, irá para um computador Hondata com a interface do painel Lotus e suportes de motor do mercado de reposição.

Não seria difícil construir um motor NA de 2,4L de 350 cv. Seria muito fácil rodar um motor levemente turboalimentado ou superalimentado para 400 cv com cames de estoque, mas talvez melhores válvulas.

Dê uma olhada em k20a.org na seção do motor para construções e resultados comuns do motor. Os números que estou citando são muito conservadores com confiabilidade quase Honda OEM. O motor turbo Odysey e MDX tem 260 cv de estoque.

Então, o motor Honda terá problemas com a adaptação do ar condicionado (você tem isso no carro da Copa?) e mangueiras de resfriamento. O sistema de resfriamento pode ser facilmente refeito em hardware AN ou adaptado. Eu não sei o que as pessoas fizeram sobre o ar condicionado.

Existe um tópico de conversão Honda neste fórum. Há meu tópico Widebody, embora seja um carro de corrida puro.

Transmissão: Eu acho que é a parte mais complexa da troca e a menos confiável. Especialmente o adaptador do cabo de mudança. Em ambos os casos, a fiação e a mudança podem ser resolvidas com um sequencial da Quaife. O kit Honda é L4k. Estou colocando um na próxima semana, então vou colocá-lo de volta no carro e no dinamômetro em algumas semanas e relatar. Itens adicionais além disso:
1. Eixos. $1k
2. Se você estiver fazendo novos eixos, pode muito bem modificar o cubo e o rolamento, assim como eu e rodar com segurança pneus slick de 11" ou 12".
3. Adaptador do cabo de mudança $1k, se você usar a transmissão Honda de estoque.
4. Embreagem.
5. Novo rolamento de passagem, embora o arranjo do cilindro mestre Honda possa ser reutilizado.

Escape: Você precisará de um novo escape ou partes dele. Isso pode custar algum $$.

A última questão é o valor do seu carro, pois ele veio da fábrica. Ele perderá valor com um motor Honda. Além disso, você tem um grande investimento em hardware Toyota, a menos que tudo esteja quebrado!

Por favor, diga-nos como você conseguiu registrar este carro nos EUA. Você pode me enviar uma MP e eu moro no Canadá...

Boa sorte! Basta tomar isso como uma oportunidade para subir para 400 cv! ou mais!

Anton

#12 · (Edited)
Acho que você está diante de uma questão muito difícil.

Eu tenho andado por este fórum há muito tempo. O número de falhas de motor da Toyota é um pouco assustador. Você teve seu motor por cerca de 3 anos e ele explodiu. Você deve fazer uma autópsia, mas 260 cv e uma vida útil de 3 anos apontariam para algumas decisões de design ruins. Eu não acho que foi nada que você fez ou poderia ter feito. Ele apenas atingiu um limite de estresse em alguma parte...

Eu acho que se pode construir um motor Toyota corretamente. Há muitas pessoas neste fórum que os estão usando. Eu acho que levaria algum $$ e experiência para fazer isso. Com kits de supercharger do mercado de reposição, você pode obter 400 cv. Minha opinião pessoal é que em algum lugar entre 300 e 400 cv é um lugar muito bom para um Lotus. :) Para mim, 550+ cv é o ideal. :)

Motor: Construir um 2ZZ ou um K20/24 no mesmo nível custaria uma quantia semelhante de $$. O K seria mais barato. O K tem de 10% a 25% mais deslocamento! O peso é quase o mesmo. Um k24 com bloco/cames/virabrequim de estoque e pistões e bielas forjados rodaria 400 cv o dia todo por um longo tempo. O que quer que você economize na Honda irá para um computador Hondata com a interface do painel Lotus e suportes de motor do mercado de reposição.

Não seria difícil construir um motor NA de 2,4L de 350 cv. Seria muito fácil rodar um motor levemente turboalimentado ou superalimentado a 400 cv com cames de estoque, mas talvez melhores válvulas.

Dê uma olhada em k20a.org na seção do motor para construções e resultados comuns do motor. Os números que estou citando são muito conservadores com confiabilidade quase OEM da Honda. O motor turbo Odysey e MDX tem 260 cv de estoque.

Então, o motor Honda terá problemas com a adaptação do ar condicionado (você tem isso no carro Cup?) e mangueiras de resfriamento. O sistema de resfriamento pode ser facilmente refeito em hardware AN ou adaptado. Eu não sei o que as pessoas fizeram sobre ar condicionado.

Existe um tópico de conversão da Honda neste fórum. Existe meu tópico Widebody, embora seja um carro de corrida puro.

Transmissão: Acho que é a parte mais complexa da troca e a menos confiável. Especialmente o adaptador do cabo de mudança. Em ambos os casos, a fiação e a mudança podem ser resolvidas com um sequencial da Quaife. O kit Honda é L4k. Estou colocando um na próxima semana, então vou colocá-lo de volta no carro e no dinamômetro em algumas semanas e relatar. Itens adicionais além disso:
1. Eixos. $1k
2. Se você estiver fazendo novos eixos, pode muito bem modificar o cubo e o rolamento, assim como eu, e rodar com segurança pneus slick de 11" ou 12".
3. Adaptador do cabo de mudança $1k, se você usar a transmissão Honda de estoque.
4. Embreagem.
5. Novo rolamento de saída, embora o arranjo do cilindro mestre Honda possa ser reutilizado.

Escape: Você precisará de um novo escape ou partes dele. Isso pode custar algum $$.

A última questão é o valor do seu carro, pois ele veio de fábrica. Ele perderá valor com um motor Honda. Além disso, você tem um grande investimento em hardware Toyota, a menos que tudo esteja quebrado!

Por favor, diga-nos como você conseguiu registrar este carro nos EUA. Você pode me enviar uma MP e eu moro no Canadá...

Boa sorte! Apenas aproveite esta oportunidade para subir para 400 cv! ou mais!

Anton
A parte inferior do motor é definitivamente lixo... a cabeça pode ser boa. Não tenho certeza sobre o gPan2... poderei dizer depois da desmontagem.

Estou na última fase para registrar o carro... eles já me deram as placas personalizadas "CUP 260". Eu fui à delegacia para verificar/validar o VIN... feito e assinado pela polícia local. A inspeção de segurança foi concluída e assinada. Voltarei na segunda-feira para obter o registro formal. Eles me disseram que eu precisava de tudo isso primeiro... então, terminei. :cool:

#14 ·
Eu não ficaria chocado se você descobrisse que uma falha na válvula levou à morte do resto do motor. Mais de um membro do fórum entupiu uma válvula quebrada, o que causou uma falha em cascata.

#16 ·
Pessoalmente, eu ficaria com o 2ZZ. Peça ao Phil para construir um motor para você. A troca K é um pouco complicada e, embora tenha sido feita, você acaba com um carro altamente personalizado que precisa de instruções muito específicas sobre operação, manutenção e peças.

É a parte superior que geralmente quebra (válvulas flutuam), não a parte inferior. E eu tenho cuidado para não levar o motor ao limite.

Meu atual Exige S tem 4 anos de pista e o motor está tão forte quanto no primeiro dia (claro que amaldiçoei esse motor ao dizer isso). Dito isso, eu troquei as válvulas e as molas.

Desculpe que você esteja lidando com isso. Uma desmontagem completa fornecerá uma melhor compreensão do que aconteceu.

#17 · (Edited)
Pessoalmente, eu ficaria com o 2ZZ. Peça ao Phil para construir um motor para você. A troca K é um pouco complicada e, embora tenha sido feita, você acaba com um carro altamente personalizado que precisa de instruções muito específicas sobre operação, manutenção e peças.

É a extremidade superior que geralmente vai (válvulas flutuam), não a extremidade inferior. E eu tenho cuidado para não levar o motor ao limite.

Meu Exige S atual tem 4 anos de pista e o motor é tão forte quanto no primeiro dia (é claro que amaldiçoei esse motor ao dizer isso). Dito isso, troquei as válvulas e molas.

Desculpe que você esteja lidando com isso. Uma desmontagem completa fornecerá uma melhor compreensão do que aconteceu.
Concordo com a maior parte disso. Se você fizer a troca K, terá que lidar com a tentativa de homologá-la, a legalidade e o valor de revenda (para um carro de rua).

Se você vai apenas para a pista, ainda não sei se o 2ZZ não é a resposta. Phil lhe dará pelo menos 350 cv nas rodas e, se a troca da Honda fosse uma ótima maneira de gerar potência, acho que ele e Fred teriam seguido esse caminho em seus carros de corrida. A propósito, você pode trocar por um motor muito mais potente se estiver fazendo sob medida, que é o que você está fazendo com uma troca da Honda.

Só a minha opinião. Eu sei que um membro do fórum aqui investiu muito tempo e dinheiro em uma troca da Honda apenas para ficar muito decepcionado.

San

#27 ·
Então você quer mudar de uma transmissão 2ZZ transversal para um Honda 'X' Norte:Sul?

Vamos ver: desmontar um raro Cup 260, redesenhar um novo subchassi traseiro / suspensão traseira, encontrar uma transmissão adequada.... será uma longa lista.
Err... quantos anos você quer passar com o carro Vs. dirigi-lo?

Se essa é sua busca, apenas compre outro tipo de carro (como um Dare G12) ou entre em contato com: RS Performance

... De repente, reconstruir o 2ZZ parece muito simples ;-)

#30 ·
Então você quer mudar de uma transmissão 2ZZ transversal para um Honda 'X' Norte:Sul?

Vamos ver: desmontar um raro Cup 260, redesenhar uma nova subestrutura traseira / suspensão traseira, encontrar uma transmissão adequada... será uma longa lista.
Hum... quantos anos você quer passar trabalhando no carro Vs. dirigi-lo?

Se essa é sua busca, apenas compre outro tipo de carro (como um Dare G12 ) ou entre em contato com : RS Performance

... De repente, reconstruir o 2ZZ parece muito simples ;-)
Veja a página 5 de 16 deste folheto...

http://www.jmia.jp/img/kit_racer_100908e.pdf

Esse é um motor K20 e uma caixa sequencial... basta parafusar toda a parte traseira (suspensão e tudo) da parede de fogo para trás do Lotus. Eu só teria que construir uma carcaça de sino personalizada e montá-la no lugar da subestrutura traseira...

#38 ·
Sinto muito que você tenha explodido o motor. Eu não perguntei onde você mora. Fará diferença quem eu recomendo. Para o 2zz, os pistões e válvulas são as peças mais comuns a falhar.

Eu compraria um bloco curto completo BOE e uma cabeça Jim Clayton com válvulas ferra e faria Phil montar e fazer a afinação.
Ross Carlson fez um bom tópico de construção do motor que eu recomendo ler

#39 ·
Lamento que tenha destruído o motor. Não perguntei onde você mora. Fará diferença quem eu recomendo. Para o 2zz, os pistões e válvulas são as peças mais comuns a falhar.

Eu compraria um bloco curto completo BOE e uma cabeça Jim Clayton com válvulas ferra e faria Phil montar e fazer a afinação.
Ross Carlson fez um bom tópico de construção do motor que eu recomendo ler
Estou disposto a ir a qualquer lugar... Como entrar em contato com Jim Clayton?

#40 ·
Sinto muito em saber sobre o seu motor.
Parece que foi devidamente lubrificado (bom óleo, Gpan, radiadores de óleo). Suponho que você não o sobrecarregou (money shift), às vezes, quando isso acontece, a falha total não é imediata, pode acontecer muito tempo depois da sobrecarga inicial.

Será interessante saber a causa da falha; alguns mencionaram uma válvula caída. Você provavelmente também tem um limite de rotação aumentado fornecido pela afinação da ECU, o que pode aumentar o risco de isso acontecer.

No entanto, eu seria altamente suspeito de detonação, por estas razões:
- Você está executando uma afinação "enlatada", semi-genérica que não foi especificamente otimizada para o seu carro e mods
- IATs altos devido ao design do motor (SC + ****ty fluxo de ar para o IC)
- Altas temperaturas ambiente
- Sem monitoramento de detonação? (isso é possível com o datalogger BOE fastworks?)
- Sem monitoramento A/F? (Walbros são conhecidos por falhar)

Sinais de detonação devem ser bastante evidentes na desmontagem do motor, se presentes.

É difícil julgar realmente a incidência de falhas catastróficas do motor apenas lendo os fóruns. Você encontrará essas evidências anedóticas em qualquer fórum que visitar, e sim, isso inclui falhas de motor Honda (K20 e F20C), especialmente se modificadas. Então, eu não pularia para a conclusão de que a confiabilidade do motor 2zz está abaixo da média só porque você leu sobre alguns casos em lotustalk. Eu pessoalmente não iria para K20, a menos que estivesse planejando um projeto de alta potência, onde o dinheiro não é problema.

#41 ·
Lamento saber sobre o seu motor.
Parece que foi devidamente lubrificado (bom óleo, Gpan, radiadores de óleo). Suponho que não o tenha sobre-regulado (money shift), por vezes, quando isto acontece, a falha total não é imediata, pode acontecer muito tempo depois da sobre-regulação inicial.

Será interessante saber a causa da falha; alguns mencionaram uma válvula caída. Provavelmente também tem um limite de rotação aumentado fornecido pela afinação da ECU, o que pode aumentar o risco de isto acontecer.

No entanto, eu desconfiaria muito da detonação, por estas razões:
- Está a usar uma afinação "enlatada", semi-genérica que não foi especificamente optimizada para o seu carro e modificações
- IATs altos devido ao design do motor (SC + ****ty fluxo de ar para o IC)
- Temperaturas ambientes altas
- Sem monitorização da detonação? (isto é sequer possível com o datalogger BOE fastworks?)
- Sem monitorização A/F? (Walbros são conhecidos por falharem)

Sinais de detonação devem ser bastante evidentes na desmontagem do motor, se presentes.

É difícil julgar realmente a incidência de falhas catastróficas do motor apenas lendo os fóruns. Encontrará tal evidência anedótica em qualquer fórum que visite, e sim, isso inclui falhas do motor Honda (tanto K20 como F20C), especialmente se forem modificados. Por isso, eu não saltaria para a conclusão de que a fiabilidade do motor 2zz está abaixo da média só porque leu sobre alguns casos em lotustalk. Pessoalmente, eu não iria para K20 a menos que estivesse a planear um projecto de alta potência, onde o dinheiro não é objecto.
Estou a descartar uma válvula caída... mesmo antes de uma desmontagem. A razão é que uma válvula caída faz muito barulho ao bater no topo do pistão... soa como uma batedeira com uma colher dentro... não houve ruídos.

A temperatura lá fora estava nos 70 baixos a médios... um dia muito bom para um passeio...

Ainda tenho a afinação original do carro Cup... Phil ainda não tinha terminado a afinação "black dash"... ainda estou à espera dele.

A detonação também tem um som e uma sensação muito específicos, que eu não ouvi nem senti.

O carro tinha estado parado nos últimos dois meses e tive de o colocar em 4ª velocidade para o fazer arrancar... :shrug:

#46 ·
Lamento saber deste infortúnio. Curioso, falhou na primeira ou na segunda came?

Como vocês estão achando a confiabilidade dos motores 2ZZ-GE supercharged?
Eu reformularia isso para: Como vocês estão achando a confiabilidade do motor 2ZZ-GE supercharged com modificações e hábitos de condução semelhantes aos meus? Se você postar um dump da ecu com batidas no limitador de rotação ou tempo total gasto na segunda came, podemos encontrar algumas pistas. ;)

#48 ·
Lamento saber sobre este infortúnio. Curioso, falhou na primeira ou segunda came?

Eu reformularia isto para: Como vocês estão achando a confiabilidade do motor 2ZZ-GE supercharged com modificações e hábitos de condução semelhantes aos meus? Se você postar um dump da ecu com batidas no limitador de rotação ou tempo total gasto na segunda came, podemos encontrar algumas pistas. ;)
Eu ficaria feliz em fazer isso se alguém me enviar tudo (software e cabo) para fazer isso. Eu mesmo estou muito interessado.

#47 ·
Boe pode fazer o trabalho de Jim Clayton por você. Eu tenho um 2zz com um turbo 275ff e ele funciona muito bem. Passei muito tempo com a afinação e uso um registrador de dados que cicla constantemente, então se algo parecer errado, posso verificar o registro de dados. Eu também tenho um medidor AFR.