Acho que você está diante de uma questão muito difícil.
Eu tenho andado por este fórum há muito tempo. O número de falhas de motor da Toyota é um pouco assustador. Você teve seu motor por cerca de 3 anos e ele explodiu. Você deve fazer uma autópsia, mas 260 cv e uma vida útil de 3 anos apontariam para algumas decisões de design ruins. Eu não acho que foi nada que você fez ou poderia ter feito. Ele apenas atingiu um limite de estresse em alguma parte...
Eu acho que se pode construir um motor Toyota corretamente. Há muitas pessoas neste fórum que os estão usando. Eu acho que levaria algum $$ e experiência para fazer isso. Com kits de supercharger do mercado de reposição, você pode obter 400 cv. Minha opinião pessoal é que em algum lugar entre 300 e 400 cv é um lugar muito bom para um Lotus.

Para mim, 550+ cv é o ideal.
Motor: Construir um 2ZZ ou um K20/24 no mesmo nível custaria uma quantia semelhante de $$. O K seria mais barato. O K tem de 10% a 25% mais deslocamento! O peso é quase o mesmo. Um k24 com bloco/cames/virabrequim de estoque e pistões e bielas forjados rodaria 400 cv o dia todo por um longo tempo. O que quer que você economize na Honda irá para um computador Hondata com a interface do painel Lotus e suportes de motor do mercado de reposição.
Não seria difícil construir um motor NA de 2,4L de 350 cv. Seria muito fácil rodar um motor levemente turboalimentado ou superalimentado a 400 cv com cames de estoque, mas talvez melhores válvulas.
Dê uma olhada em k20a.org na seção do motor para construções e resultados comuns do motor. Os números que estou citando são muito conservadores com confiabilidade quase OEM da Honda. O motor turbo Odysey e MDX tem 260 cv de estoque.
Então, o motor Honda terá problemas com a adaptação do ar condicionado (você tem isso no carro Cup?) e mangueiras de resfriamento. O sistema de resfriamento pode ser facilmente refeito em hardware AN ou adaptado. Eu não sei o que as pessoas fizeram sobre ar condicionado.
Existe um tópico de conversão da Honda neste fórum. Existe meu tópico Widebody, embora seja um carro de corrida puro.
Transmissão: Acho que é a parte mais complexa da troca e a menos confiável. Especialmente o adaptador do cabo de mudança. Em ambos os casos, a fiação e a mudança podem ser resolvidas com um sequencial da Quaife. O kit Honda é L4k. Estou colocando um na próxima semana, então vou colocá-lo de volta no carro e no dinamômetro em algumas semanas e relatar. Itens adicionais além disso:
1. Eixos. $1k
2. Se você estiver fazendo novos eixos, pode muito bem modificar o cubo e o rolamento, assim como eu, e rodar com segurança pneus slick de 11" ou 12".
3. Adaptador do cabo de mudança $1k, se você usar a transmissão Honda de estoque.
4. Embreagem.
5. Novo rolamento de saída, embora o arranjo do cilindro mestre Honda possa ser reutilizado.
Escape: Você precisará de um novo escape ou partes dele. Isso pode custar algum $$.
A última questão é o valor do seu carro, pois ele veio de fábrica. Ele perderá valor com um motor Honda. Além disso, você tem um grande investimento em hardware Toyota, a menos que tudo esteja quebrado!
Por favor, diga-nos como você conseguiu registrar este carro nos EUA. Você pode me enviar uma MP e eu moro no Canadá...
Boa sorte! Apenas aproveite esta oportunidade para subir para 400 cv! ou mais!
Anton