The Lotus Cars Community banner
  • Hi there! Why not register as a user to enjoy all of the benefits of the site? You may register here. When you register, please pick a username that is non-commercial. If you use a name that appears on any search engine commercially, you must pick another name, whether it applies to you or not. Commercial usernames are for supporting vendor use only. If you want to become a supporting vendor and grow your business, please follow this link. Thanks!

NOVO DESIGN CWP para Esprit Citroën Caixa de Velocidades

95K views 312 replies 28 participants last post by  Lotsoftrouble  
#1 · (Edited)
Aplicação peculiar de transaxle Citroën no Lotus Esprit

Aproximadamente 6.074 Esprits foram feitos com transaxle Citroen DS/SM e freios a disco internos. O motor Lotus 910 pode ser facilmente modificado para fornecer mais potência, mas a transmissão é o elo fraco. A caixa de câmbio Citroen SM/DS foi usada em todos os modelos Lotus Esprit de 1975 a 1988 MY.
Image

A caixa de câmbio Citroën de 5 marchas foi projetada no final dos anos 60 para vans de entrega normalmente aspiradas com motores produzindo no máximo 170 lb-pés de torque. Nos Esprits, essas caixas de câmbio vieram em 2 versões, no início em S1, S2 e, a partir do S3 Esprit no início de 1984, a versão C35.
É importante distinguir as unidades Esprit iniciais (S1 e S2) dos carros posteriores: A alavanca de câmbio na caixa de câmbio (alavanca para frente/para trás em oposição ao atuador de cabo de porta cruzada lado/lado) fica no lado esquerdo nos carros iniciais. Os carros S3 e Turbo tinham uma nova tampa superior da caixa de câmbio específica da Lotus com a alavanca realocada para o lado direito. Isso moveu a ligação de mudança para o lado da admissão do motor e para longe do escapamento quente. O calor do sistema de escapamento dos carros iniciais cozinhava as buchas de plástico na ligação de mudança mecânica em pouco tempo. O resultado seria uma ligação muito frouxa após apenas exposição limitada ao calor.

A transaxle Citroën pode lidar com Maserati Merak SS 217cv e muito mais sem problemas. Apesar do mesmo layout do motor central, a transmissão gira internamente na direção correta, porque a coroa foi virada para o outro lado (da configuração DS/SM).
Image

Esprit CW

Image

Posição CW Maserati

Por 31 anos, Dave Burnham corre com seu Ice Racer Car usando motor Maserati 320 cv afinado, caixa de câmbio Citroen, embreagem Tilton de disco duplo e volante de alumínio.
Image

O motor Esprit gira na direção OPOSTA à da Maserati. Citroën transaxle nunca foi projetado para girar na direção "errada" em conjunto com o motor Turbo 910.
Inicialmente, a Lotus usou esta transmissão em Esprits N/A 160 cv 907/912, e essa foi uma boa combinação. Mas, mais tarde, quando o motor 910 aumentou a potência, ele levou a caixa Citroen além de sua capacidade, enquanto girava "ao contrário" de sua intenção de projeto.

O senso comum exigia uma coroa e pinhão (CWP) mais fortes para este supercarro britânico, mas, na época, não havia opções de alto desempenho no mercado e a Lotus não queria gastar nenhum dinheiro.
Se você evitar soltar a embreagem no semáforo e não trocar as marchas, a transaxle Citroen é perfeitamente adequada para o motor 910 original. Não é muito divertido e todo mundo pensaria que sua avó está sentada ao volante, LOL.

E novamente, nos carros e vans Citroen DS/SM, a caixa de câmbio é posicionada na frente do motor, o que torna o design CWP correto para dirigir o carro para frente.
O Esprit é equipado com a mesma caixa do DS/SM, mas virado em 180 graus e colocado atrás do motor central girando na direção oposta, o que faz com que os internos girem "para trás" (oposto à intenção do projeto)!
O pinhão está sempre tentando "escapar", ou seja, subir a inclinação (lado da costa) dos dentes da coroa, exercendo cargas excessivas no rolamento do pinhão, muitas vezes resultando em rachaduras na carcaça!
Image

.
FYI: Existe uma fonte muito boa nos EUA para algumas das peças da caixa de câmbio: SM World, no Vale, no lado norte de Los Angeles. A loja é de propriedade de Jerry e Sylvia Hathaway, que são extremamente competentes e prestativos. A SM World é possivelmente a melhor instalação de reparo e restauração Citroen SM, conforme reconhecido pela fábrica Citroen:
Citroen SM World

TRANSMISSÃO CITROEN SM, RECONSTRUÇÃO C35:
Lotus Turbo fez uma espécie de "Guia Zen para Reconstruções de Caixa de Câmbio Lotus", que está aqui em algum lugar e pode ajudar...

A coroa e o pinhão são feitos de aço liga especial endurecido e são um par correspondente com números.
Eles vêm da fábrica nas seguintes relações.
Padrão 8/35 (4,375:1), carros de passageiros
Especial 7/34 (4,857:1), vans e caminhões

BUREL PROVENCE AUTOS ANCIENNES / DS23.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Os pontos fracos do C35 são:
Rolamentos de qualidade inferior do suporte da coroa, anel de retenção do eixo de entrada, engrenagem da coroa fraca funcionando "para trás", carcaça fraca no rolamento do pinhão.

Como eu disse antes, a caixa de câmbio Citroen C35 foi projetada para funcionar na tração dianteira Citroen DS/SM com o motor na frente (atrás da caixa). Para a configuração Lotus, toda a caixa de câmbio foi "virada" e colocada atrás do motor central, portanto, o CWP e todos os internos funcionam "para trás"! Não é a melhor situação!

Idealmente, a engrenagem do pinhão deve girar a coroa no lado de acionamento dos dentes. No entanto, se a CW for acionada no lado da costa, a resistência do conjunto de engrenagens pode ser reduzida em até ~30%.
Portanto, o CWP no Esprit é fraco na tração para frente e sua resistência é muito melhor na desaceleração!

Um problema semelhante foi descoberto no diferencial dianteiro do Land Rover, que foi resolvido de forma muito elegante. http://www.kamdiffs.com/products-2/diff-ratio/
Como é mencionado em 2015 no site da KAM, no eixo dianteiro OEM do Land Rover, o conjunto de engrenagens está funcionando “para trás”, sendo acionado no lado da costa dos dentes em vez do lado acionado e, como tal, é inerentemente mais fraco. Um conjunto de engrenagens de corte reverso foi necessário para remediar este problema!
Uma solução semelhante beneficiaria os proprietários do Esprit. Veja a foto anexada do antigo site da KAM, abaixo.
CWP reforçado com relação revisada e rotação correta resolveria 90% dos problemas do C35. O tratamento criogênico e o ISF Superfinsh REMS forneceriam resistência adicional.
Decidi analisar em profundidade este problema (esquecido por anos!) do CWP do Esprit.

FYI:
Em engrenagens cônicas espirais, qualquer deslocamento do pinhão da linha central da coroa é hipóide, e quanto mais fora do eixo, maior o efeito hipóide.
Os pinhões Citroen e Renault UN-1 estão no eixo da linha central de sua coroa, então eles são tecnicamente, engrenagens cônicas espirais, não hipóides.

FYI:

Aqui está o que Tim Engel escreveu sobre a caixa Citroen:
O motor 910 tem muito potencial de potência não explorado, e você pode facilmente criar um monstro que não se dá bem com os outros... ou seja, o 910 vai bater na caixa Citroen.

No uso normal, os sincronizadores 1-2 sofrem porque geralmente são usados com mais frequência e com mais força. Os sincronizadores de 5ª marcha se desgastam porque há um grande degrau entre a 4ª e a 5ª marcha, e o sincronizador é solicitado a fazer muito trabalho a cada mudança (aplicar pressão, não se apresse). Substitua os sincronizadores sempre que estiver lá apenas para mantê-los novos, mas não há um sistema de sincronização opcional estilo Porsche disponível. É típico de como as transmissões francesas mudam... "Todos fazem isso, senhor".

Se você deseja mudar mais rapidamente, instale uma transaxle Porsche e diga-nos como você fez isso. Não existe uma troca "padrão" sobre a qual possamos falar. O sincronizador do tipo anel de baulk muda em seu próprio ritmo e não gosta de ser mudado com força. Aplique pressão e espere que aconteça. Se você forçar, você só vai se frustrar e/ou moer metal precioso. Muitas vezes, há tópicos de mensagens nesta lista que dizem algo como... Graunch, graunch, graunch...
"Por que minha transaxle range quando eu troco as marchas?" Normalmente, isso sai em conversas posteriores que o proprietário quer mudar MAIS RÁPIDO. Bem, talvez seja possível que os sincronizadores estejam realmente velhos e desgastados. Mas, na maioria das vezes, é porque alguém está brincando de corredor de rua e tentando mudar rapidamente os sincronizadores do anel de baulk que, por design, não gostam de velocidade... e sem ter ideia de como combinar as rpm-s. Diminua a velocidade e mude a marcha da maneira que a Citroen (Renault) deve ser mudada, ou aprenda a dirigir. Mas não culpe ou maltrate a caixa de câmbio.

Aliás, das duas transaxles Esprit, a Citroen responde melhor à correspondência de rpm do que a UN1... ou Europa. Posso mudar de 1ª a 4ª sem a embreagem, mas a 5ª é um pouco mais desafiadora. Os Europas que possuí eu nunca aceitariam isso, e o Esprit Renault UN1 também não gosta. Não estou recomendando mudar sem a embreagem, apenas sugerindo que os sincronizadores da Citroen apreciam um pouco de ajuda de um motorista que sabe como combinar as rpm, e seria bom que você aprendesse... em vez de "consertar" a caixa de câmbio.
Harry Martens e JAE ambos oferecem (fazem... fizeram... ??) um diferencial de deslizamento limitado Quaife para o Citroen. A alegação é que é a solução para lidar com mais potência.
É claro que o deslizamento limitado ajudará a colocar a potência adicional na estrada. Mas eu me perco nas alegações que pensei ter ouvido sobre isso proteger outras partes internas, como o CWP. É aí que eu me perco. Se a potência vai para uma roda, e o pneu quebra a tração e gira, essa é a sua válvula de segurança. A perda de tração em uma roda acontece em um nível de torque que o CWP pode suportar, e adicionar mais potência depois disso apenas faz o pneu girar mais rápido sem colocar mais potência na estrada.

Se você instalar um diferencial de deslizamento limitado, a potência vai para as duas rodas traseiras quase igualmente. Ambos os pneus traseiros estão compartilhando a carga, e leva muito mais torque para soltar e girar dois pneus em vez de um. Isso coloca mais carga no CWP, não menos. Acredito que a premissa das alegações é que, se a roda motriz atingir um ponto escorregadio na estrada e girar, e depois tiver uma boa rasgadura em um ponto limpo (arenoso para limpar ou molhado para seco), toda a energia giratória bate no CWP quando os pneus finalmente mordem.
Essa energia de choque é o que mata o CWP, e o deslizamento limitado impede (bem, minimiza) a possibilidade de girar os pneus descontroladamente com a potência original. No entanto, adicionar muita potência pode então girar os dois pneus traseiros juntos quase à vontade. Então, quando os dois pneus mordem, haverá uma inércia ainda mais violenta batendo no CWP. O CWP original não ficou mais forte quando o diferencial de deslizamento limitado foi instalado, ele só pode suportar tanto torque e choque, e as cargas de choque vão arrancar os dentes. Isso nos leva de volta ao tema repetitivo de tudo isso... a transaxle Citroen nunca foi originalmente projetada para lidar com o potencial de potência do 910, não há peças de hotrod de reposição disponíveis para ela, e você precisa lidar com isso. Ou troque para um SE.
Atenciosamente,
Tim Engel

Attachments

#4 · (Edited)
Alguém já fez o preço da opção CWP retrabalhada para uma compra em grupo?
Sim, eu fiz um RFQ em março de 2015.

Desde então, tentei "persuadir" os caras da OEM a me fornecer uma cópia do projeto CWP. O projeto antigo seria inútil neste caso, mas poderia ter sido usado para rastrear algumas dimensões gerais.

Em vão, no entanto. Acho que eles provavelmente o jogaram fora décadas atrás.

Resumindo:

Incluindo o custo de engenharia reversa, ferramentas para cortadores, lapidadores, testador/proto e configuração de produção, o custo seria de $1.800 por conjunto, sem incluir impostos, frete e seguro. Não é caro, comparado aos preços cobrados pelos "suspeitos habituais" pelas mesmas peças "fracas".

O que você diz?

#5 · (Edited)
RELAÇÕES DE MARCHA ESPRIT

Relação CWP padrão OE Citroen C35 de 8/35 (4,375:1) x relação de marcha são mostradas em preto.
Vermelho mostra uma etapa de relação de 1ª/2ª marcha favorável do kit de atualização UN1 Holloway.

CWP reforçado abriria uma ampla oportunidade para todas as atualizações do motor G-car+88 US ET!
Isso poderia ser alcançado reduzindo a contagem de dentes do par, aumentando sua espessura do flanco.

#6 ·
Aqui estão algumas fotos da ferramenta mencionada (em ação) que fiz para remoção / instalação da engrenagem do velocímetro:
Image

Image

Image

Image

Image

Image

As partes planas na engrenagem do velocímetro estão na parte de trás e são muito estreitas. A ferramenta facilita o acesso e, no espaço limitado e com o suporte de fechamento da mandíbula montado, impede que as mandíbulas da ferramenta se espalhem ao aplicar torque de afrouxamento ou aperto, eliminando assim a probabilidade de arredondar as partes planas na engrenagem.

Quando reconstruí a caixa no meu S1, obtive várias peças da SM World. E um CWP Citroen usado de Harry Martens. Ambas as fontes foram extremamente úteis. O CWP usado, em virtude de sua vida anterior de rotação reversa em um Citroen, era novo para meus propósitos. E como eu não solto a embreagem de paradas, a caixa Citroen provou ser totalmente livre de problemas no meu S1 modificado e, da mesma forma, em ambos os meus '84 Turbos.

Aqui está outra ferramenta legal que fiz e que provou ser útil. Uma ferramenta de travamento do volante agradável:
Image

Image

A remoção do motor de partida fornece acesso claro ao volante e a trava se encaixa no lugar. Fácil de fazer.

#7 ·
Acabei de me lembrar de algo sobre a caixa de velocidades Citroen que é importante para distinguir as primeiras unidades Esprit (S1 e S2) dos carros posteriores: A alavanca de mudanças na caixa de velocidades (alavanca para a frente/para trás, em oposição ao atuador de cabo lateral/lateral) está no lado esquerdo nos primeiros carros. Os carros S3 e Turbo tinham uma nova tampa superior da caixa de velocidades específica da Lotus com a alavanca realocada para o lado direito. Isso moveu a ligação de mudanças para o lado da admissão do motor e para longe do escape. O calor do sistema de escape dos primeiros carros cozinhava as buchas de plástico na ligação mecânica das mudanças em pouco tempo. O resultado seria uma ligação muito frouxa após apenas exposição limitada ao calor.

#8 ·
Boas ferramentas, Ron! Obrigado por compartilhar suas ideias engenhosas. "A necessidade é a mãe de todas as invenções". Há 2 anos, perdi essas ferramentas no eBay. Alguém as conseguiu por uma pechincha. Para que servem?

Attachments

#9 · (Edited)
Tenho um kit de ferramentas de reconstrução que tem tudo o que você precisa para desmontar e reconstruir uma caixa de câmbio Citroen. Ele inclui grampos para as selas dos rolamentos, uma ferramenta de altura CWP, um soquete para remover a engrenagem de acionamento do velocímetro, além de várias ferramentas modificadas para simplificar o trabalho. Ele também contém uma seleção de espaçadores, calços, anéis de retenção e outras peças de serviço (sem rolamentos ou engrenagens) que você pode usar ao reconstruir sua caixa - basta substituí-los pelas peças boas da sua caixa que você não usará. Não garanto que cada espaçador ou calço que você precisa estará no kit - você provavelmente precisará pedir alguns seus, mas se puder usá-los - ótimo! Ele foi enviado por todo o país pelo menos uma dúzia de vezes e está disponível mediante solicitação. Você paga apenas o frete de ida e volta.

Attachments

• Like
Reactions: dsvitesse1
#10 ·
UAU, bom saber!

Obrigado Mike.

Estou me perguntando se você poderia compartilhar conosco alguns outros truques para cuidar/reconstruir a transmissão C35?

Comecei este porque um tópico dedicado às transmissões Citroen definitivamente beneficiaria os proprietários anteriores do Esprit. Havia um tópico como este no (agora extinto) Lotus Buzz, mas não mais.:crying:

PS. OBRIGADO RON pelas ótimas fotos!

#12 ·
No que diz respeito aos cuidados, não force as suas mudanças. Essa é provavelmente a coisa mais importante para lembrar. A caixa de velocidades está a funcionar no limite máximo das suas especificações num Esprit, e forçá-la com mudanças de força é o caminho mais rápido para problemas. Elas durarão muito tempo se você levar aquele meio segundo extra entre as mudanças.

A reconstrução é um processo demorado e complicado que requer vários ciclos de desmontagem/remontagem de subcomponentes - como definir a pré-carga no diferencial e, em seguida, ajustar a folga da coroa dentada assim que a altura do pinhão for definida. Mesmo com boas ferramentas de medição e uma planilha, você precisa de um mínimo de 3 ciclos para acertar tudo. Ter as ferramentas adequadas ajuda muito, mas espere fazer um pedido extra para uma arruela ou espaçador estranho, ou correr para sua oficina mecânica local para fazer um mais grosso ser moído para o que você precisa. Também faz todo o sentido substituir os rolamentos enquanto você está lá, principalmente se suspeitar ou encontrar danos no CWP.

Há algumas peculiaridades sobre eles. Por exemplo, a carcaça da campânula é também metade da pista de rolamento para os rolamentos do diferencial. Isso significa que a carcaça da campânula foi usinada com o restante da caixa de velocidades como uma unidade. Portanto, você não pode simplesmente trocar as carcaças, pois as pistas de rolamento provavelmente não serão redondas. Também é impossível determinar se você tem um pinhão danificado com o eixo instalado na caixa. Os dentes são dispostos de forma que você simplesmente não consegue ver a face de trabalho, mesmo com um espelho. Se você for obrigado a substituir o CWP, vale muito a pena gastar tempo ajustando a altura adequada do pinhão e a folga da coroa dentada - acertar isso tem uma correlação direta com falhas futuras.

Um dia desses, quero fazer uma série de vídeos que detalhem como trabalhar com a coisa, mas parece que nunca tenho a oportunidade de fazer uma reconstrução "tranquila" - eu sempre quero colocá-la de volta no carro com pressa. Um dia...

#13 ·
$1.800 é um pouco demais para o meu orçamento para uma necessidade potencial, mas se o preço baixar com uma compra em grupo, eu participaria, pois a verdadeira comparação de custos é com uma troca de transaxle para um Renault ou uma alternativa melhor. Claro que, se/quando quebrar (sem tirar a caixa), 1.800 pode parecer barato depois de descontar o custo de outro CWP Citroen usado ao contrário.

Quando coloquei meu LSD, pude ver marcas de uma falha passada, então isso chama minha atenção!

Attachments

#16 ·
Quando coloquei meu LSD, pude ver marcas de uma falha passada, então isso chama minha atenção!
As marcas circulares 'polonesas' no lado direito da sua foto são o resultado da falha do rolamento do suporte da coroa.

@mike.griese está correto, os ajustes de pré-carga e folga são REALMENTE delicados. Eu coloquei e tirei as caixas do eixo de saída mais de 15 vezes (provavelmente porque foi a primeira vez) para obter a pré-carga correta. :wallbang: E isso foi usando o prático conjunto de ferramentas de Mike.

#14 ·
#15 ·
Alguém sabe o PN# do rolamento do veio do pinhão (é um rolamento de rolos INA (Schaffler), penso eu)?

Attachments

#19 ·
Depois de ler tudo isso, dá vontade de construir uma versão elétrica/bateria do esprit.
Para que o torque máximo seja aplicado a zero RPM? :rolleyes:Replacing the input shaft circlip with the more robust one (at ~45K miles), and at the same time replacing the differential carrier bearings (again, with the more durable SKF or Timken bearings made today) goes a long way to prevent the common Citroen transmission issues. Estes reparos não são mais complicados do que substituir uma embreagem.Os ajustes de pré-carga por tentativa e erro comumente necessários para serem realizados nos eixos traseiros rígidos de carros mais antigos com tração traseira, por isso não é razoável reclamar. Foi assim que foi feito "naqueles dias".

#21 ·
Mudar para uma caixa de velocidades Renault não é uma solução mais barata, de forma alguma. Lembre-se que os carros Citroen têm travões traseiros internos. Se mudar as caixas de velocidades, precisa de ou reengenhar os suportes da caixa de velocidades Renault para aceitar os travões traseiros, ou mudar a suspensão traseira para travões externos. Travões externos significam novos semi-eixos, novos braços superiores e inferiores, bem como novos cubos traseiros, pinças, rotores e tubagens. E não se esqueça das rodas traseiras. O offset para as rodas traseiras será diferente com os travões ali encaixados.

A alavanca de mudanças precisará de ser alterada, pois a alavanca de mudanças Renault é um sistema de dois cabos com tradutor ou uma mudança direta, dependendo do tipo de caixa traseira que a sua caixa de velocidades Renault tem, e a Citroen é um sistema de cabos e veio.

Finalmente, o suporte do silenciador nos carros Citroen é aparafusado à caixa traseira, juntamente com uma proteção térmica. Os carros Renault têm um suporte de escape que suporta os cabos da alavanca de mudanças, bem como suportes para pendurar o silenciador. Este suporte do silenciador é montado nos suportes da transmissão, o que torna uma solução de travão interno muito mais difícil de implementar.

Esses $1.800 parecem bem baratos agora...

#24 ·
Agora, por favor, Sr. Dangerous, não espalhe contos de fadas!!

Peço um conjunto cwp usado muito, muito bom, que é para o Esprit como novo, por causa da rotação diferente, 1200 euros. Hoje em dia, 1350 USD!!

Tenho alguns conjuntos CWP originais novos. Peço 1800 euros.

Tive uma cotação da Tandler há 3 anos. Fabricante alemão de engrenagens para Ferrari, Maserati, Porsche etc. 1500 euros por um conjunto, pedido mínimo de 50 conjuntos.

Vá em frente, Sr. Dangerous.

Eu ainda posso fornecer à comunidade Esprit peças ou reconstruções completas por muitos anos.

Saudações,
Harry

#26 · (Edited)
Caro Harry,

Ninguém pode mudar o fato de que os dentes de perfil OEM Citroen antigos, se executados "para trás", são inerentemente mais fracos, o que você negou repetidamente no passado!
Não importa se as engrenagens da coroa e do pinhão são antigas ou "frescas" do cortador. A geometria ainda está errada para a aplicação porque o ângulo de inclinação do flanco do dente está errado e promove fraturas por excesso de tensão.

Espero que concorde com o fato de que dentes mais grossos são mais fortes. Portanto, minha coroa redesenhada tem apenas 31 dentes e o pinhão 7, o que possibilita cortar dentes 2,5-3 mm mais espessos.
TAMBÉM, meu perfil tem uma linha de ação mais favorável e um ângulo de pressão do dente, permitindo um engrenamento dos dentes mais eficiente.
Image

O ângulo de pressão existe entre o perfil do dente e uma linha radial para seu ponto de passo. Em dentes de evolvente, é definido como o ângulo formado pela linha radial e a linha tangente ao perfil no ponto de passo. Isso move o caminho de contato mais perto da raiz, onde o dente é muito mais espesso e pode suportar cargas muito maiores.
Image

Em conclusão:
Por que gastar dinheiro fazendo duplicatas do CWP inferior original? Eles ainda não estarão "certos" (ainda acionados no lado errado dos dentes). Além disso, o uso do lado da costa para acionar o CW contribui para falhas por fadiga.
O senso comum dita que as peças novas devem ser projetadas com o objetivo de suportar alto torque, impacto interno E devem ter um corte reverso para permitir o engrenamento correto das engrenagens na aplicação Esprit.

É óbvio que dentes mais grossos são mais fortes
Então..., claramente, não podemos comparar esses dois, é como comparar maçãs com laranjas.

P.S.
Força adicional pode ser alcançada por tratamento criogênico profundo.

~~~~~~~~~~
O tratamento criogênico pode aumentar efetivamente a resistência e a durabilidade da caixa de câmbio (ou de qualquer outro componente). Na verdade, qualquer peça pode ser tratada, árvores de cames, suportes de diferenciais, cabeças, pistões, bielas, etc.
As empresas de serviço criogênico são cada vez mais comuns e estão ficando menos caras a cada dia. Por exemplo, nos EUA, pode-se obter um virabrequim tratado por menos de US$ 150!
O tratamento criogênico, também conhecido como revenimento ou congelamento criogênico, utiliza temperaturas ultra-frias (-301 a -317F) para modificar a microestrutura de metais e outros materiais.
O tratamento criogênico promove transformações cristalinas adicionais em metais. O congelamento criogênico profundo melhora, em última análise, o desempenho das peças metálicas. A melhoria da durabilidade é de cerca de 100 por cento (isso é o dobro!!!). O aumento típico da resistência é de 30 a 50 por cento. Como você pode imaginar, esses resultados podem reduzir drasticamente os gastos com peças quebradas.
Home - The Lotus Forums
.

Attachments

#27 ·
Caro Sr. DANGEROUS,

Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista e desejo-lhe tudo de bom com o seu projeto. Eu faria os conjuntos principalmente para o Citroen DS e SM e não os faria funcionar "para trás".

O tratamento criogénico é de facto uma opção muito boa. Eu próprio também já fiz algum trabalho.

Cumprimentos,
Harry

#28 ·
O ponto de Harry sobre a fabricação de peças para o mercado maior é válido. O uso desta caixa de câmbio pela Lotus é em pequenos números em comparação com as outras aplicações. Não estou ciente de quaisquer outras aplicações que a utilizem como o Esprit, mas se houver alguma, provavelmente não contribuem muito para o número total. Some-se a isso o número de Esprits restantes baseados na Citroen, o número de milhas que eles percorrem, suspeito que o mercado potencial seja bastante pequeno de ano para ano.

A reengenharia de peças hoje em dia não é bem a tarefa que era no passado - tudo o que você realmente precisa é de um bom modelo digital das peças e deixar que os computadores façam as conversões para trocar a direção de rotação de todas as superfícies envolvidas e enviá-lo para o cortador NC. Mesmo assim, essas peças precisam ser testadas, e esses custos precisam ser amortizados sobre o número de conjuntos que você deseja vender, além do custo da matéria-prima, usinagem e quaisquer tratamentos que você deseja fazer assim que saírem do cortador. Não se esqueça do custo de oportunidade de imobilizar dinheiro em estoque de baixa rotatividade.

Eu ficaria muito surpreso se você pudesse chegar a um preço de $2000 com menos de 50 conjuntos, e mesmo que pudesse, quem vai financiar mais de $100k e depois sentar nas peças esperando que as caixas de câmbio falhem e que as pessoas prefiram suas peças às de Harry?

#33 · (Edited)
O ponto de Harry sobre a fabricação de peças para o mercado maior é válido. O uso desta caixa de câmbio pela Lotus é pequeno em comparação com as outras aplicações. Não estou ciente de quaisquer outras aplicações que a usem como o Esprit, mas se houver alguma, provavelmente não contribuem muito para o número total. Some-se a isso o número de Esprits baseados na Citroën restantes, o número de milhas que eles percorrem, suspeito que o mercado potencial seja bastante pequeno de um ano para o outro.

A reengenharia de peças hoje em dia não é bem a tarefa que era no passado - tudo o que você realmente precisa é de um bom modelo digital das peças e deixar os computadores fazerem as conversões para trocar a direção de rotação de todas as superfícies envolvidas e enviá-lo para o cortador NC. Mesmo assim, essas peças precisam ser testadas, e esses custos precisam ser amortizados sobre o número de conjuntos que você deseja vender, além do custo da matéria-prima, usinagem e quaisquer tratamentos que você queira fazer assim que saírem do cortador. Não se esqueça do custo de oportunidade de amarrar dinheiro em estoque de movimentação lenta.

Ficaria muito surpreso se você pudesse chegar a um preço de $2000 com menos de 50 conjuntos, e mesmo que pudesse, quem vai financiar mais de $100.000 e depois sentar nas peças esperando que as caixas de câmbio falhem e que as pessoas prefiram suas peças às de Harry?
Mike,
Onde você conseguiu o número 2000? Você o citou com outra pessoa? Qual empresa?
Por favor, leia minha postagem nº 4, novamente. A citação foi baseada em 25 conjuntos.

A propósito, existem quase 6.100 Esprits com câmbio Citroën mais alguns Maseratis.

#29 ·
Embora seja verdade que as engrenagens do diferencial estão funcionando "ao contrário", isso não parece afetar a longevidade. Elas também funcionam ao contrário na caixa Renault no Lotus E no Delorean. O que parece matar as engrenagens é o abuso ou a falha dos rolamentos do suporte (provavelmente por abuso). Usar um bom fluido, trocá-lo com frequência e não chicotear o carro é tudo o que é necessário para manter as peças funcionando por um longo tempo. Outro ponto a ser feito, NUNCA toque na porca de ajuste nos rolamentos do suporte sem passar por toda a verificação de pré-carga. Uma vez perturbado e não redefinido corretamente, você MATARÁ os rolamentos do suporte e, em seguida, as engrenagens. Não é necessário remover essa porca para trocar o selo, mas muitas vezes ela é girada de qualquer maneira.
David Teitelbaum

#67 · (Edited)
Embora seja verdade que as engrenagens do diferencial estão funcionando "ao contrário", isso não parece afetar a longevidade. Elas também funcionam ao contrário na caixa Renault no Lotus E no Delorean.
David Teitelbaum
Não é verdade! Afeta adversamente a longevidade!
OE CWP acionado no lado "errado" dos dentes (flanco da costa) gera um vetor em direção ao centro do cone "travando" as engrenagens, o que deve ser evitado. Veja abaixo.

PS: A caixa/CWP UN1 gira na direção "certa".

Attachments

#30 ·
NUNCA toque na porca de ajuste nos rolamentos do suporte sem passar por toda a verificação de pré-carga. Uma vez perturbado e não redefinido corretamente, VOCÊ VAI matar os rolamentos do suporte e, em seguida, as engrenagens. Não é necessário remover essa porca para trocar o selo, mas muitas vezes ela é girada de qualquer maneira.
^^^ David, esse é um conselho da caixa Renault.

A pré-carga do rolamento do suporte e a folga CW&P do Citroën são ajustadas instalando e reorganizando as arruelas.

Não há porca de ajuste nos rolamentos do suporte.

#32 ·
^^^ David, isso é um conselho da Renault.

A pré-carga do rolamento da Citroen e a folga CW&P são ajustadas instalando e re-arranjando as arruelas.
Se você não conseguir descobrir se suas arruelas são inocentes ou culpadas, você sempre pode colocá-las em uma cela durante a noite :p:D;)

Desculpe, só um pouco de humor!

Scott

#31 · (Edited)
A quebra do flanco em aplicações de engrenagens cilíndricas e cônicas geralmente se inicia no flanco ativo, aproximadamente no meio da altura ativa do dente, e subsequentemente se propaga para a raiz do dente do lado do flanco não carregado.
A iniciação da fissura pode ser localizada abaixo da superfície na região entre a caixa e o núcleo de engrenagens endurecidas superficialmente.
Este modo de falha não pode ser explicado por causas conhecidas, como quebra da raiz do dente ou pitting. Mesmo as engrenagens cônicas em aplicações de caminhões e ônibus correm o risco de danos por fadiga subsuperficial se uma utilização ideal do material não for alcançada. Nesses casos, um equilíbrio entre a quebra do flanco e o risco de pitting deve ser estabelecido.